A blockchain de segunda camada Arbitrum confirmou que irá realizar uma distribuição gratuita de seu novo token, o ARB, para os usuários da rede. O evento, conhecido como airdrop, faz parte do processo de descentralização do projeto. De acordo com documentos de governança divulgados, o novo token será distribuído na próxima quinta-feira, 23. Seus detentores poderão participar de votações que determinarão o futuro dos projetos Arbitrum One e Nova, incluindo atualizações e novas funcionalidades. Os usuários que receberão os tokens já foram definidos, tomando como base os registros de atividades, transações e depósitos até 6 de fevereiro. Cerca de 42,8% de toda a oferta do token será destinado para a Arbitrum Foundation, que ficará sob o controle da futura DAO da rede. (CoinDesk; Decrypt; Blockworks)
A Polygon Labs anunciou que a Polygon Avail será separada de sua estrutura. A Avail é uma solução de disponibilidade de dados, focada em interoperabilidade. A decisão foi importante para o time concentrar seus esforços na tecnologia de escalabilidade e privacidade ZK. Segundo o comunicado oficial, "a Avail se beneficiará por ser desenvolvida de forma autônoma de maneira inovadora e independente. A Polygon Labs poderá aumentar seu alinhamento com a Ethereum e se concentrar no desenvolvimento de soluções de escalabilidade. Agora os principais produtos que estão sob seu guarda-chuva são: a Polygon PoS, três soluções de zk (Polygon zkEVM, Polygon Zero e Polygon Miden), a Polygon Supernets além de uma série de iniciativas menores." (The Block; PolygonLabs)
O CEO da BlackRock, Larry Fink, reiterou a importância da tokenização e classificou os Estados Unidos como “atrasados” em inovação. Em uma carta anual aos investidores, Fink escreveu sobre o aumento do interesse no espaço de ativos digitais, chamando a atenção para pagamentos mais rápidos e eficientes na Índia, no Brasil e em partes da África. Segundo ele, “muitos mercados desenvolvidos, incluindo os EUA, estão ficando para trás em inovação, deixando o custo dos pagamentos muito mais alto”. (Blockworks; BlackRock)
O presidente da SEC, Gary Gensler, voltou a sugerir que o ether e os demais criptomoedas dos protocolos Proof-of-Stake (PoS) sejam enquadrados como securities (valores mobiliários). De acordo com Gensler, os criadores de protocolos que sustentam esses tokens geralmente promovem seus projetos nas mídias sociais, e os investidores os procuram com base na expectativa de obter um retorno. As empresas cripto estão tentando evitar o selo de valor mobiliário porque ele traz requisitos de proteção aos investidores incompatíveis com essa classe de ativos. (Bloomberg; Valor Econômico)
Investidores brasileiros relataram que encontraram saldos de criptoativos pré-preenchidos na declaração do Imposto de Renda. Segundo um investidor que preferiu não se identificar, "eu achava que eles iriam pegar somente as corretoras nacionais, mas criptomoedas que eu tinha em bancos digitais e fintechs de pagamentos também estão na declaração. Agora é chamar um contador e ver o que dá para fazer". (Cointelegraph)
Os desenvolvedores da Ethereum definiram o dia 12 de abril como a data alvo para a Shangai Upgrade. A atualização, chamada de "Shapella ", marca a conclusão da transição completa da rede para o proof-of-stake (PoS) com a liberação dos saques da Beacon Chain. (CoinDesk)
A Uniswap v3 foi oficialmente lançada na BNB Chain. (Coindesk)
BTC - US$ 24.817,00 / 24h %: +1,09%
ETH - US$ 1.658,00 / 24h %: +0,76%
USD - 5,23 BRL / 24h %: -1,01%
Cotação atualizada em: 16/03/2023 às 18:30
SOBRE O MORNING JOG
Saiba tudo que ocorre no mundo cripto sem ter que se preocupar em acessar inúmeros sites e encontrar as informações mais atualizadas. Nossa publicação traz as principais informações sobre o mundo da Web3. Além de receber notícias contextualizadas do mercado, todos os fins de semana você terá acesso a um relatório exclusivo com os mais importantes movimentos do mundo cripto. Assine nossa newsletter por e-mail ou escolha o melhor canal para receber as publicações:
Substack | Youtube | Telegram | Linkedin
SOMOS A VIDEN!
O futuro descentralizado chegou. Somos uma empresa de Venture Capital e Research brasileira focada em teses nativas de Web3. Estamos de olho em como a tecnologia blockchain reimagina maneiras pelas quais o “capital” pode ser transmitido e o “valor” cultivado. Na Viden Ventures, acreditamos que os criptoativos representam uma mudança de paradigma na relação como humanos e dispositivos se organizam, colaboram e consomem. Nossa crença no futuro descentralizado nos torna mais que investidores, mas parceiros na construção das empresas que integram nosso portfólio.
Site | Instagram | Medium | Linkedin
Fale conosco se sua empresa deseja saber mais sobre como usar Web3 estrategicamente em seus negócios.