Banco do Brasil permitirá pagamento de impostos com criptomoedas
Edição de 13 de fevereiro de 2023
Os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão pagar seus impostos com criptomoedas. Isso será possível graças a um novo acordo estabelecido entre o banco e a startup brasileira de pagamentos cripto, a Bitfy. De acordo com nota oficial do BB, a Bitfy passou a atuar como parceira de arrecadação do banco e agora poderá ofertar a solução de pagamento de guias de tributos, taxas e obrigações para seus clientes. Para utilizar o serviço, clientes da Bitfy precisam abrir o aplicativo da plataforma, selecionar as criptomoedas que desejam usar para pagar o imposto e capturar o código de barras. A conversão e liquidação da operação em reais ocorrem instantaneamente. Segundo o comunicado do CEO da Bitfy, Lucas Schoch, “a nova economia digital é catalisadora de um futuro repleto de vantagens. Esta parceria possibilita ampliar a utilização e acesso ao ecossistema de ativos digitais com abrangência nacional e com o selo de segurança e confiabilidade do Banco do Brasil”. Este é o segundo grande anúncio de um banco tradicional brasileiro em relação a cripto neste ano. Em janeiro, o Bradesco informou que havia tokenizado uma Cédula de Crédito Bancário (CCB) em parceria com a Bolsa OTC. (The Block; Banco do Brasil; Valor Econômico)
O governo de Goiás e a Anatel fecharam uma parceria voltada à Web3. A parceria corresponde a um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel), órgão ligado à Anatel, e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa será executada pelo Instituto de Informática da UFG e tem como objetivo promover, investigar e divulgar, regional e nacionalmente, conhecimentos tecnológicos sobre aplicações e serviços da Web3. (Exame)
O G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, está avaliando a possibilidade de regulamentar coletivamente as criptomoedas. Segundo Nirmala Sitharaman, atual presidente do G20, "estamos conversando com todas as nações para avaliar se podemos fazer algum procedimento operacional padrão que seja seguido por todos para criar uma estrutura regulatória eficaz”. (Reuters; The Block)
A Coinbase alegou que seus serviços de staking não são títulos de valores mobiliários. De acordo com Paul Grewal, diretor jurídico da corretora, os serviços de staking não podem ser considerados investimentos porque os clientes mantêm a propriedade total dos seus fundos. Além disso, mencionou que as recompensas de staking “são simplesmente pagamentos por serviços de validação fornecidos para a blockchain, não um retorno sobre o investimento”. (Coinbase; CryptoPotato)
O PayPal interrompeu o desenvolvimento de sua própria stablecoin. A notícia foi anunciada um dia depois que o parceiro cripto da empresa, Paxos, começou a ser investigado pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York. O PayPal destacou o ambiente regulatório incerto como um risco para seus negócios. (Bloomberg; CoinDesk; BeInCrypto)
A Backed Finance, uma empresa suíça dedicada à tokenização de ativos, lançou uma versão tokenizada do fundo da BlackRock (CSPX). O token é chamado bCSPX e é executado na blockchain da Ethereum como um token ERC-20. O token é lastreado 1:1 em relação ao portfólio da Blackrock e as ações são mantidas por um custodiante licenciado no país. (Decrypt; Backed)
A Shopify lançou um conjunto de ferramentas orientadas à blockchain. Entre os recursos disponibilizados, destaca-se o “SIWE”, que permite logins seguros de usuários e autenticação de contas Ethereum e domínios ENS sem fornecer identificadores privados a terceiros, como nomes, números de telefone e endereços residenciais. (Shopify, Cointelegraph)
A China anunciou o lançamento de seu centro nacional de pesquisa em blockchain. O centro criará uma rede de pesquisa com universidades locais e empresas para explorar as principais aplicações da blockchain. (Cointelegraph)
O principal museu de arte moderna da França, Centre Pompidou, anunciou uma exposição voltada para a blockchain. A exposição exibirá NFTs das coleções CryptoPunks e Autoglyphs. (Decrypt)
BTC - US$ 21.802,00 / 24h %: -0,32%
ETH - US$ 1.522,00 / 24h %: -1,42%
USD - 5,16 BRL / 24h %: -1,44%
Cotação atualizada em: 12/02/2023 às 21:30
SOBRE O MORNING JOG
Saiba tudo que ocorre no mundo cripto sem ter que se preocupar em acessar inúmeros sites e encontrar as informações mais atualizadas. Nossa publicação traz as principais informações sobre o mundo da Web3. Além de receber notícias contextualizadas do mercado, todos os fins de semana você terá acesso a um relatório exclusivo com os mais importantes movimentos do mundo cripto. Assine nossa newsletter por e-mail ou escolha o melhor canal para receber as publicações:
Substack | Youtube | Telegram | Linkedin
SOMOS A VIDEN!
O futuro descentralizado chegou. Somos uma empresa de Venture Capital e Research brasileira focada em teses nativas de Web3. Estamos de olho em como a tecnologia blockchain reimagina maneiras pelas quais o “capital” pode ser transmitido e o “valor” cultivado. Na Viden Ventures, acreditamos que os criptoativos representam uma mudança de paradigma na relação como humanos e dispositivos se organizam, colaboram e consomem. Nossa crença no futuro descentralizado nos torna mais que investidores, mas parceiros na construção das empresas que integram nosso portfólio.
Site | Instagram | Medium | Linkedin
Fale conosco se sua empresa deseja saber mais sobre como usar Web3 estrategicamente em seus negócios.