A polícia de Israel realizou uma operação em parceria com agências de inteligência e a corretora de criptomoedas Binance, tendo como alvo contas ligadas ao Hamas. A ação ocorreu após uma série de ataques do grupo em território israelense no último final de semana. A divisão de crimes cibernéticos da polícia de Israel conduziu a operação e informou que todos os fundos confiscados serão destinados ao Tesouro Nacional israelense. Até o momento, as autoridades do país não informaram quanto foi apreendido, quantas contas foram congeladas e como as contas foram identificadas. Desde 2021, o governo de Israel tem realizado uma série de operações envolvendo bloqueio de contas suspeitas. No total, 190 já foram congeladas desde então. (Binance; CoinDesk; Crypto Politian)
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o lançamento do Drex, a versão digital do real, deverá reduzir os custos para realizar negócios no país. Campos acrescentou que outra vantagem prevista com o Drex é que ele elimina a necessidade de criar uma nova regulamentação para a moeda digital. Segundo ele, as regras atuais já seriam válidas para a CBDC em desenvolvimento, prevista para ser lançada entre o fim de 2025 e o início de 2026 . (Exame)
A gestora Hashdex e a plataforma de investimentos HMC Capital estabeleceram uma parceria para distribuir fundos cripto para investidores institucionais. De acordo com Samir Kerbage, CIO da Hashdex, o marco regulatório dos criptoativos, que estabeleceu os princípios básicos para a atuação de empresas do setor, ajudou a derrubar algumas resistências nesse sentido. A Resolução 175 da CVM também permitiu a compra direta de criptoativos por fundos de investimento. (Valor Econômico; CVM)
Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, declarou em um tribunal de Nova York que Sam Bankman-Fried (SBF) a instruiu a cometer crimes que levaram ao colapso da corretora de criptomoedas FTX. Ela também afirmou que a Alameda Research usou bilhões de dólares de clientes da FTX para realizar investimentos e para pagar credores. (Bloomberg)
O desenvolvedor, Robin Linus, propôs uma nova forma de implantar contratos inteligentes off-chain com recursos mais avançados na rede do Bitcoin e sem a necessidade da execução de um soft fork da rede. A abordagem, chamada “BitVM: Compute Anything on Bitcoin”, busca incorporar contratos inteligentes ao estilo Ethereum à rede Bitcoin, expandindo suas capacidades computacionais. (Cointelegraph)
A comunidade Web3 lançou uma campanha cripto-humanitária para Israel. Chamada de “Crypto Aid Israel”, a campanha visa arrecadar fundos para fornecer alimentos, abrigo, higiene e produtos médicos para israelenses deslocados e afetados. A gestão dos ativos financeiros coletados está sob a alçada da Fireblocks. (CryptoSlate)
Willian “Bigode”, jogador do Athlético-PR, teve 30% de seu salário bloqueado pela justiça para ressarcir o lateral Mayke, do Palmeiras, após tê-lo indicado para um investimento que o levou a um golpe que envolvia criptomoedas. (Globo Esporte)
Fechamento do mercado:
BTC - US$ 27.403,00 / 24h %: -0,69%
ETH - US$ 1.561,00 / 24h %: -1,13%
USD - 5,05 BRL / 24h %: -1,59%
Cotação atualizada em: 10/10/2023 às 18:00
Sobre a Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.