Como as Venture DAOs estão ampliando o acesso a investimentos em criptoativos
Edição #314 - Fechamento semanal - 24 de junho de 2023
Quem chega primeiro, bebe a água mais fresca. O ditado faz muito sentido para os investidores de criptoativos. Mas no mercado, há limites do quão cedo é possível chegar. Embora os investidores do mercado cripto sejam early adopters, no geral, eles só conseguem investir a partir do momento que um protocolo cria um token. Desse modo, por mais que um investidor veja o potencial de um projeto como a Celestia, para ficar em um exemplo, ele não tem oportunidade de ter algum investimento nesta empresa até o momento em que ela criar um token. É isso que as Venture DAOs estão mudando. Então, se você quer entender como chegar ainda mais cedo nos novos protocolos, é só continuar a leitura.
As DAOs de investimento ou Venture DAOs podem ser definidas como um coletivo de indivíduos capazes de investir seu capital pessoal, humano ou direcionar partes do tesouro da DAO para projetos do mercado cripto. Nessas DAOs, indivíduos podem fazer pequenos aportes, que somados, podem se tornar um investimento semelhante ao de um fundo de investimento tradicional. Desse modo, essas DAOs ampliam as possibilidades de se gerenciar um fundo de investimento, trazendo mais acessibilidade e transparência a um processo que até então era tradicionalmente fechado.
Apesar de existirem alguns problemas práticos em relação a DAOs voltadas ao investimento em projetos, como a questão regulatória e o acesso a investimentos off-chain, estruturas híbridas, que mesclam uma estrutura de entidade legal tradicional com uma governança on-chain, já estão sendo desenvolvidas.
Alguns exemplos de Venture DAOs incluem The LAO, MetaCartel Ventures, OrangeDAO e BitDAO. Cada uma possui suas próprias peculiaridades, mas são a prova de que essa estrutura de investimento permite que usuários tenham acesso a instrumentos financeiros que antes só eram disponíveis para investidores com grandes quantias de dinheiro.
Nesta edição da Morning Jog, vamos mostrar como é a dinâmica de funcionamento de uma Venture DAO, seus benefícios e suas diferenças para o modelo tradicional de investimento e como você, leitor e investidor cripto, pode usar essa nova ferramenta de investimento.
A oferta descentralizada de capital e de recursos humanos significa que grandes ideias não precisam mais depender de pequenos grupos de pessoas com muito dinheiro para se desenvolverem e se tornarem competitivas.
Se um fundo venture capital tradicional possui alguns investidores que alocam recursos e uma equipe dedicada que busca e analisa projetos para o fundo, em uma Venture DAO é o poder de comunidade, estrutura base de uma DAO, que servirá como catalisador para a execução das atividades que um VC tradicional realizaria. Desse modo, alguns membros de uma DAO de investimento podem focar em gerar deal flow enquanto outros focam em analisar os projetos de forma mais aprofundada, fazem due diligence ou gerenciam os recursos do tesouro. Esse direcionamento de esforços dos membros é bem interessante e se contrapõe ao modelo de negócio dos fundos tradicionais, criando uma estrutura mais viva e menos dependente.
Fundo de investimento tradicional vs um dos modelos de Venture DAOs
Fonte: 1kx
Por possuírem uma quantidade maior de participantes, as Venture DAOs também podem direcionar seus esforços para um acompanhamento mais próximo e personalizado dos projetos já investidos.
Serviços como o acompanhamento da evolução do projeto, dicas em seu direcionamento futuro e provimento das conexões certas são na maioria das vezes mais escassos que unicamente o capital financeiro em si. Esse é, inclusive, o problema da maioria dos fundos venture capital tradicionais: a oferta de capital passivo.
Mas para uma Venture DAO se tornar bem sucedida, existem dois pilares principais que precisam ser resolvidos: a estrutura organizacional e a questão regulatória.
Formas de estrutura organizacional das Venture DAOs
O conjunto de contratos inteligentes são a base da estrutura organizacional no mundo cripto e irão ditar a logística por trás dos votos, as propostas de investimentos, os mecanismos de distribuição e o gerenciamento das contas dos membros participantes.
Regras específicas, como se haverá uma quantidade mínima de tokens da DAO para um membro poder votar e quanto será, se o acesso a organização será permissionado, se os demais membros poderão se juntar para remover alguém e quais serão esses critérios, também fazem parte dessa estrutura organizacional que precisará ser decidida pela DAO.
Felizmente, uma nova Venture DAO não precisa elaborar tudo isso do zero. Já existem alguns modelos mais consolidados e validados por grandes DAOs, que podem ser utilizados como base.
Alguns exemplos de conjuntos de códigos incluem a Moloch v2, Aragon, Colony e Tribute DAO. Cada uma delas possui suas especificidades e podem fazer mais ou menos sentido conforme os objetivos específicos da organização.
Como funciona a estrutura regulatória das Venture DAOs
A escolha da jurisdição sede da estrutura legal de uma DAO é uma das decisões mais importantes, pois modelos de Venture DAOs "puros" acabam se limitando a possibilidades de investimento on-chain, além de seus membros poderem se complicar com a questão fiscal em si.
A jurisdição americana, normalmente utilizada apenas por DAOs com muitos membros americanos, é feita, assim como os fundos de risco tradicionais, nos estados com legislações mais amigáveis ao mercado cripto, como Delaware e Wyoming.
Uma empresa de responsabilidade limitada ou Limited Liability Company (LLC) de Delaware fornece responsabilidade reduzida pelas dívidas e reclamações financeiras aos membros da DAO.
Já das opções de jurisdição fora dos Estados Unidos, os destaques são Suíça, Cingapura e Ilhas Cayman. Elas não possuem enquadramentos específicos para DAOs mas são conhecidas por serem jurisdições amigáveis ao mercado cripto e por já serem sedes fiscais de grandes empresas do mercado, tanto de organizações sem fins lucrativos, como a Ethereum Foundation, quanto corretoras de criptomoedas, como a KuCoin.
Existem também soluções como a Syndicate, uma provedora de serviços que oferece um pacote de auxílio completo, tanto na questão das complexidades legais quanto nas tecnicidades dos contratos inteligentes. Isso inclui todo o processo de formação de uma entidade legal off-chain complementar e a customização dos smart contracts da DAO, além de serviços administrativos. É como se fosse um template pronto para que qualquer um possa utilizar e criar sua DAO em poucos minutos, com apenas um endereço de carteira da rede Ethereum como fundação.
Dito isso, vamos observar na prática como você pode fazer parte de uma Venture DAO:
Comece pesquisando sobre as Venture DAOs existentes, lendo seus objetivos e histórico de investimentos e elenque as que mais te chamaram atenção. Algumas delas o investidor precisa ser credenciado, em outras não. Entre as opções mais conhecidas estão a The LAO, MetaCartel Ventures, OrangeDAO e BitDAO. Além disso, pode ser interessante também dar uma olhada em DAOs de setores mais nichados e/ou que investem em projetos não necessariamente em estágio inicial, como por exemplo a FingerprintsDAO e FlamingoDAO, que focam em investimentos em obras de arte e em NFTs em geral, respectivamente.
Verifique quais são os critérios de adesão. Cada Venture DAO tem seus próprios requisitos para adesão de novos membros. Isso pode incluir a necessidade de investir uma determinada quantia de dinheiro e/ou ter experiência prévia em investimentos. Verifique se você atende aos requisitos necessários para fazer parte da Venture DAO que você está interessado;
Conecte-se com a comunidade. A maioria das Venture DAOs tem uma comunidade ativa e engajada. Comece a se envolver nela participando de fóruns e grupos de discussão. Isso pode ajudá-lo a conhecer melhor a organização e a se conectar com pessoas influentes.
DAOs democratizam o acesso a formas mais sofisticadas de investimento para um público que de outra forma não teria acesso. Por meio delas, investidores com menos recursos, podem investir em projetos em seu estágio inicial, tendo direito a parte do equity ou tokens do protocolo. Assim, para investidores que buscam mais formas de encontrar os melhores projetos do mercado, DAOs podem ser essenciais, já que permitem alcançar investimentos que de outra forma não estariam disponíveis. Até por isso, a viden.vc estuda o modelo com atenção. Para novidades, continue nos acompanhando.
As dez notícias mais importantes da semana:
O Deutsche Bank entrou com um pedido de licença junto ao órgão regulador alemão para poder realizar serviços de custódia de criptoativos;
A WisdomTree e a Invesco seguiram a Blackrock e solicitaram abertura de um ETF de Bitcoin;
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está trabalhando em uma plataforma para moedas digitais de bancos centrais (CDBCs) com o objetivo de facilitar as transações entre países;
A Polygon Labs publicou uma proposta para atualizar o Polygon PoS para uma solução validium zkEVM;
Os principais desenvolvedores da Ethereum estão considerando aumentar o saldo máximo para até um validador de 32 ETH para 2.048 ETH;
A Nike deve lançar uma coleção NFTs de tênis no Fortnite;
Um Cryptopunk foi queimado de propósito na rede ETH e seu equivalente foi vinculado a uma inscrição Ordinals na rede do Bitcoin;
A Rede Globo está planejando mais ações com NFTs, tokenização e blockchain.
Sentimento otimista dos Investidores
O indicador Fear & Greed index, que mensura o sentimento de mercado em relação ao momento atual, está em 65 pontos, representando um sentimento otimista. O indicador que subiu após a recente alta do mercado seguia relativamente estável no último mês, tendo se mantido na faixa entre 41 e 53.
Blockchain de contratos inteligentes do Bitcoin se destaca no primeiro trimestre
A Stacks, uma camada de contratos inteligentes do Bitcoin, foi destaque em termos de crescimento do primeiro trimestre de 2023, já que o Ordinals renovou o interesse na programabilidade do ativo. Seu crescimento foi em capitalização de mercado (340%), receita (218%), uso de rede (~35%), TVL em DeFi (276%) e volume de negociações em DEX (330%). Como pode se observar na imagem a seguir, esse crescimento se destoa das principais blockchains do mercado, que apesar do crescimento da capitalização de mercado, não cresceram tão significativamente em termos de adoção quanto a Stacks.
Fonte: Messari
Fonte: Messari
Conteúdos Recomendados:
“Airdrop Hunters #01: zkSync” / “Airdrop Hunters #02: Scroll” / “Airdrop Hunters #03: Starknet” - Morning Jog
“State of L1s Q1 2023” - Messari
Fechamento semanal do mercado:
BTC - US$ 30.523,00 / 7D %: +15,97%
ETH - US$ 1.886,00 / 7D %: +9,82%
USD - 4,79 BRL / 7D %: -2,01%
Cotação atualizada em: 23/05/2023 as 19:30
Sobre o Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.