Dezoito meses depois do hype: os NFTs Games ainda persistem?
Edição #320 - Fechamento semanal - 01 de julho de 2023
O último ciclo de alta do mercado, finalizado em 2021, teve como um dos principais drivers de crescimento o setor de blockchain games. Tokens de jogos como Illuvium chegaram a valorizar mais de 6.200% em menos de seis meses, sem oferecer uma versão jogável de seu produto. Enquanto isso, outros que ofereciam "versões jogáveis" como Bomb Crypto e Crypto Cars se provaram completamente insustentáveis e vieram a colapsar meses depois.
Se por um lado esse movimento foi positivo por impulsionar a adoção de milhares de pessoas no universo descentralizado e fornecer uma nova fonte de renda (mesmo que insustentável), por outro prejudicou muitos investidores gananciosos que buscavam lucros a curto prazo.
Essa é a armadilha do hype. Quando uma nova inovação tecnológica ou um novo setor do mercado ganha muita visibilidade, ela dispara um gatilho nas pessoas, resultando em um grande FOMO (medo de ficar de fora).
Mesmo sem nenhuma entrega, as pessoas se prenderam às expectativas futuras dos jogos, sem levar em conta as inúmeras variáveis que envolvem o processo.
Os preços dos tokens e NFTs dos blockchain games prosperaram mais do que seu real valor gerado. Porém, com uma expectativa maior do que a entrega a curto prazo, junto com a queda do mercado como um todo, os projetos que sobreviveram sofreram uma forte correção, chegando a mais de 95% de perda de valor dos seus tokens na maioria dos casos.
Conseguimos compreender melhor como funciona a armadilha do hype através do gráfico a seguir, que representa o ciclo de expectativa x tempo de um novo setor em destaque que atinge o mainstream. É interessante observar que um movimento parecido pode estar ocorrendo neste momento com inteligência artificial, mais especificamente sobre projetos cripto que utilizam dessa narrativa.
Dito isso e analisando o contexto atual, podemos dizer que o setor de blockchain games está em algum lugar entre o vale da desilusão e a rampa do amadurecimento.
Dessa forma, nosso objetivo nesta edição da Morning Jog é passar pelos principais jogos que estavam em alta naquela época, verificando o status atual de desenvolvimento de cada um deles.
Star Atlas
Star Atlas é provavelmente o jogo mais conhecido da blockchain Solana. Sua gameplay pretende envolver um universo aberto com exploração espacial, conquista territorial, dominação política e a vida entre as estrelas.
O projeto tinha uma posição relevante de seu caixa na FTX e o colapso da corretora acabou prejudicando bastante seu desenvolvimento. Além disso, por estar no ecossistema da Solana (um dos mais afetados com o colapso da corretora), o jogo foi bem prejudicado em termos de volume de transações em seu marketplace e de seus tokens nas principais DEXes do ecossistema.
Star Atlas já possui uma versão jogável, mesmo que bem limitada. Foi liberado neste mês de junho o Star Atlas Showroom 2.1, que trouxe algumas melhorias ao mapa. As principais foram melhorias gráficas e visuais, expansão da área jogável e mais utilidade a alguns ambientes, fora melhorias na gameplay em geral. Agora todas as naves já podem ser utilizadas, mesmo que algumas delas ainda não tenham seu visual concluído. Também já foi anunciado que na próxima atualização (2.2) será implementado o modo de corrida multiplayer.
Aqui você pode conferir o trailer oficial do Star Atlas Showroom e a gameplay do mapa aberto, corrida e batalha de naves.
Tanto o token de governança (POLIS) quanto o token voltado ao ecossistema interno do jogo (ATLAS), estão sendo negociados atualmente com mais de 99,2% de queda desde suas máximas históricas, que ocorreram em 4 de setembro de 2021.
Ember Sword
Ember Sword é um MMORPG na rede da Immutable X que ocorre em um universo aberto e dirigido pelos jogadores. Ele oferece uma experiência PvP e PvM e garante liberdade para os jogadores conquistarem terras misteriosas e perigosas, participar de combates ou explorar o mundo de forma pacífica.
O jogo liberou a primeira versão de seu Whitepaper nas últimas semanas, com detalhes a respeito da visão, design, mecânica do jogo e de como a integração com a tecnologia Blockchain acontecerá. Nas próximas semanas ainda deve sair a versão completa do tokenomics do projeto.
Em abril deste ano, também foi liberado por tempo limitado um alpha test do jogo, onde era possível que os jogadores testassem o mapa, as mecânicas de skilling e de batalhas (PvM e PvP), além de fazer missões. O jogo deve ser lançado oficialmente somente no primeiro trimestre de 2024.
Aqui você pode conferir o Whitepaper do jogo e como foi a alpha test.
O jogo ainda não lançou seus tokens, apenas lands e badges em forma de NFTs. Tanto o volume de negociações quanto o preço em si caiu consideravelmente desde o final de 2021 (em torno de 75%). O floor price atual das lands é de 0,04 ETH, enquanto a das badges mais baratas é de 0,08 ETH.
Illuvium
illuvium é um outro game na rede da Immutable X que inclui diferentes modos de jogo que se complementam, como um mapa de mundo aberto (Illuvium Overworld), um complexo industrial de extração de recursos de lands (Illuvium Zero) e um modo battle arena (Illuvium Arena).
Recentemente foi lançada a segunda fase do modo Beta privado do Illuviu Overworld, que implementou pontos como novas regiões, novos Illuvials (monstros do jogo) e algumas atualizações voltadas a gameplay em geral. Além disso, foi liberado neste mês de junho a Alpha Season 1 do Illuvium Zero, que passou a permitir o desenvolvimento das lands (que serão resetadas antes do Open Beta).
Você pode conferir aqui a gameplay da segunda fase do modo beta privado.
O token do jogo (ILV) está sendo negociado atualmente com mais de 97,5% de queda desde sua máxima histórica, que ocorreu em 30 de novembro de 2021.
Guild of Guardians
Guild of Guardians é mais um jogo RPG mobile que funciona na rede da Immutable X onde os jogadores constroem seu time dos sonhos de 'Guardiões' e competem em uma guilda para ganhar recompensas épicas e negociáveis.
O jogo teve recentemente seu roadmap atualizado que apresenta as fases até o lançamento da versão Open Beta no quarto trimestre de 2023.
Atualmente em fase Alpha (chamada de "The Bealtiful Corner"), o jogo permite uma gameplay que inclui exploração de masmorras, melhorias de equipamentos por meio de fusão e criação e um maior aprofundamento na integração do jogo com a tecnologia blockchain (mais detalhes sobre isso devem sair no mês de julho). Sua próxima fase (Limited Beta) implementará os aprendizados e feedbacks da fase atual, incluindo as mecânicas de batalha e os pontos mencionados acima.
Você pode conferir aqui um pequeno preview do modo de batalha do jogo.
O token do jogo (GOG) está sendo negociado atualmente com mais de 98% de queda desde sua máxima histórica, que ocorreu em 22 de dezembro de 2021.
Aurory
Aurory é um jogo de mundo aberto que roda na blockchain da Solana e se passa no mundo de Antik, onde os jogadores precisam formar uma equipe de Nefties (monstros do jogo) na tentativa de se tornarem o melhor jogador.
Por estar no ecossistema da Solana, o jogo foi bem prejudicado pelo colapso da FTX, em termos de volume de transações em seu marketplace e de seus tokens nas principais DEXes do ecossistema.
A equipe lança reports mensais com detalhes sobre o desenvolvimento do projeto. Recentemente também foi anunciado o "Prologue to Adventures", que já é em mundo aberto e será a base sobre qual todas as experiências jogáveis serão construídas. Todos que possuem NFTs de Aurorians (seu personagem jogável) já podem acessá-la.
Você pode conferir o como funciona o "Prologue to Adventures" neste vídeo.
O token do jogo (AURY) está sendo negociado atualmente com mais de 98,3% de queda desde sua máxima histórica, que ocorreu em 8 de novembro de 2021.
The Sandbox
The Sandbox é um metaverso que roda na blockchain da Ethereum onde os jogadores podem construir, possuir e monetizar suas experiências de jogo. Algumas das principais marcas e corporações do mundo possuem ativos lá dentro, principalmente em NFTs de lands.
A equipe vem publicando reports semanais, atualizando a comunidade sobre todas as melhorias que vem acontecendo.
Um dos principais focos dos desenvolvedores segue sendo em ampliar as possibilidades das ferramentas criativas e personalizáveis, como em fornecer melhorias ao "game maker" (uma ferramenta "no code" que permite que os jogadores transformem suas ideias em experiências e jogos dentro do Sandbox) e ao VoxEdit (um software que permite criar, equipar e animar seus próprios NFTs).
Nos meses de abril e maio aconteceu um festival aberto ao público geral que disponibilizou 500 missões na área jogável do mapa. Prêmios como Mystery Boxes e tokens SAND foram liberados para os jogadores que participaram.
Você pode conferir algumas missões e o gameplay do projeto neste vídeo.
As lands que chegaram a ter um floor price de aproximadamente 3,9 ETH em fevereiro de 2022 agora estão sendo cotadas a 0,34 ETH. Já o token SAND está sendo negociado atualmente com mais de 95% de queda desde sua máxima histórica, que ocorreu em 25 de novembro de 2021.
Dica
Uma excelente ferramenta para acompanhar o estado de evolução dos principais jogos em blockchain é a https://polkastarter.gg/. Nela, você tem acesso a informações como as principais notícias, reviews feitas pela comunidade, informações analíticas, guias e dicas, entre outras coisas.
Ainda estamos longe de saber quais desses jogos se tornarão bem sucedidos a longo prazo. Além do desenvolvimento, outros fatores contribuem para isso, como o engajamento da comunidade e o timing de mercado.
Mas como pode-se observar, esses supostos grandes jogos que estavam no mainstream dois anos atrás não "morreram" (pelo menos não ainda). Eles seguem em desenvolvimento e os investidores que já viam valor naquela época agora tem a oportunidade de se expor ao token ou aos NFTs dos jogos com descontos bem atrativos (mas não veja isso como uma recomendação de investimento).
As dez notícias mais importantes da semana:
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) disse que os registros recentes da BlackRock, Fidelity e outros para abertura de ETFs de bitcoin no mercado à vista são inadequados e pouco "claros e abrangentes".
A B3 lançou uma corretora cripto por meio de seu braço digital, B3 Digitas e revelou que pretende lançar produtos de futuros de Bitcoin até setembro de 2023;
A Matter Labs, empresa por trás da zkSync, lançou o "zkStack", uma base de código para construir redes usando a tecnologia da zkSync Era;
O governo do Mato Grosso ampliou sua estratégia de digitalização e instituiu o uso de blockchain para melhorar os processos na administração pública estadual;
O Warner Music Group formou um novo programa de aceleração de música em parceria com a Polygon Labs;
O Bank of America destacou que a tokenização tem o potencial de transformar a infraestrutura financeira e não-financeira do mercado entre os próximos cinco e 15 anos;
A Lacoste anunciou um ecossistema gamificado e tokenizado para detentores de suas NFTs;
O Magic Eden, marketplace de NFTs, anunciou suporte para tokens BRC-20, expandindo suas ofertas de Ordinals para incluir a classe de tokens construídos sobre o Bitcoin;
A Chiru Labs, responsável pelos NFTs Azuki, arrecadou US$ 38 milhões em 15 minutos com o lançamento de sua nova coleção, o Azuki Elementals.
O potencial dos Blockchain Games
Segundo a Delphi Digital, o volume de negociações de itens do jogo CS:GO desde 2019 soma mais de US$ 32 bilhões. Apenas para efeito de comparação, esse volume é cerca de 660% maior do que as 5 principais coleções de NFT dos dias atuais somadas.
Conteúdos Recomendados:
“Tokenização dos Venture Capitals: democratização ou super especulação?” - Next Web
“Explain It Like I’m 5: GameFi” - Messari
“The Complete Guide to Rollups” - Delphi Digital
Fechamento semanal do mercado:
BTC - US$ 30.417,00 / 7D %: -1,51%
ETH - US$ 1.923,00 / 7D %: +0,75%
USD - 4,80 BRL / 7D %: -2,11%
Cotação atualizada em: 30/06/2023 as 16:30
Sobre o Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.