O JPMorgan Chase UK anunciou que bloqueou a compra de criptomoedas por meio de transferências bancárias e cartões de débito emitidos pelo banco, impedindo que seus clientes enviem dinheiro para corretoras de ativos digitais. Segundo o banco, a medida visa “ajudar a proteger o dinheiro de nossos clientes de fraudes relacionadas a criptomoedas, que têm aumentado no Reino Unido”. O banco afirmou ainda que “continua monitorando a situação e pode rever sua política no futuro”. O JPMorgan Chase UK não é a primeira instituição a restringir a compra de criptomoedas no país. No ano passado, o Santander também proibiu o envio de dinheiro para corretoras de ativos digitais, alegando que era uma medida para proteger os clientes de fraudes. (Blockworks; Decrypt; Reuters)
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou que irá usar a blockchain para comprovar a autenticidade das suas próximas missões na Lua. De acordo com a agência, em fevereiro de 2024, será enviada uma carga lunar contendo “cubos de dados” que armazenam informações sobre a missão. Assim, qualquer astronauta que pousar na Lua no futuro poderá acessar os cubos de dados e verificar que a missão foi realizada. (Forbes; Cointelegraph)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras aprovou um requerimento para solicitar o sigilo bancário e fiscal de diversas corretoras de criptomoedas que operam no Brasil. Entre elas, estão a Binance, o Mercado Bitcoin, a Foxbit, a NovaDax, a Ripio, a Bitso, entre outras. O objetivo da CPI é investigar possíveis fraudes e golpes envolvendo moedas digitais no país. (Valor Econômico)
O Pudgy Penguins, uma coleção de NFTs, fechou um acordo de licenciamento e merchandising para vender brinquedos inspirados nos seus personagens em lojas físicas do Walmart. Segundo Luca Netz, fundador da coleção, “a parceria com o Walmart mostra como os NFTs estão mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas na era digital”. (CryptoSlate)
A Binance firmou uma parceria com a Mitsubishi UFJ Trust and Banking Corporation (MUTB), um dos maiores bancos do Japão, para explorar a possibilidade de emitir uma stablecoin vinculada ao iene japonês e a outras moedas fiduciárias. (Cointelegraph)
O governo brasileiro começou a utilizar blockchain na emissão da Carteira de Identidade Nacional nos estados de Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. (Serpro)
A corretora Kraken recebeu licença para operar com ativos digitais na Espanha e na Irlanda, ampliando sua presença no mercado europeu. (CryptoSlate)
Fechamento do mercado:
BTC - US$ 26.127,00 / 24h %: -0,59%
ETH - US$ 1.585,63 / 24h %: +0,05%
USD - 4,99 BRL / 24h %: +0,56%
Cotação atualizada em: 26/09/2023 às 18:30
Sobre a Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.