A operadora de cartões de crédito Mastercard está desenvolvendo um programa para dar suporte às instituições financeiras no comércio de criptomoedas. De acordo com Jorn Lambert, diretor da divisão digital da empresa, apesar do interesse crescente em criptoativos, muitos clientes ainda preferem utilizar bancos tradicionais. Os bancos, porém, relutam em entrar nesse espaço de negociação devido às inseguranças regulatórias e de segurança. Assim, a Mastercard pretende atuar como uma “ponte” entre a Paxos (plataforma de criptomoedas) e as instituições financeiras, fornecendo conformidade regulatória, segurança e intermediando as operações. O produto será testado no primeiro trimestre de 2023, antes de se expandir globalmente. (The Block)
Shanghai, próxima grande atualização da rede Ethereum, ganhou uma testnet (rede de teste), chamada de Shandong. Ela permitirá que os desenvolvedores experimentem as próximas fases da Ethereum. Esta atualização está prevista para 2023 e será a primeira desde o Merge, que ocorreu em 15 de setembro de 2022. No momento, existem algumas propostas de melhoria para auxiliar problemas de eficiência e escalabilidade, como o EIP 4895, responsável pela possibilidade de resgate de staking realizados na Beacon Chain e o EIP 4844 que introduz o proto-danksharding, mecanismo responsável pela redução de taxas de gas (taxa de transação da rede). (Coin Desk)
A Coréia do Sul anunciou que seus cidadãos terão identidades digitais (IDs) na blockchain até 2024. Segundo representantes do governo, as IDs serão utilizadas em bancos, em serviços de saúde, no pagamento de impostos, para o transporte e incentivarão uma migração total de empresas e cidadãos para o online. O plano também prevê a adoção de um sistema de identidade descentralizado, permitindo o sigilo das informações armazenadas nos telefones dos usuários. Essa, no entanto, não é a primeira solução de identificação baseada em blockchain do país. Em agosto de 2020 foi implementada a carteira de motorista que opera por meio da blockchain e do aplicativo PASS. (Cointelegraph)
A Alemanha se tornou a economia mais favorável do mundo para criptoativos. De acordo com o Coincub, o país ultrapassou nações anteriormente bem classificadas como Estados Unidos e Suíça. Os fatores que tornaram isso possível foram os níveis de utilização e diretrizes mais transparentes em questões regulatórias e fiscais. (Coincub e Cointelegraph)
Curitiba sinalizou a possibilidade de aceitar pagamentos de impostos com criptomoedas. O projeto de lei é inspirado nos avanços do Rio de Janeiro nessa área, conforme detalhado na edição de 14 de outubro do Morning Jog. (Bitcoin News)
A Polkadot atingiu recorde histórico de atividade de desenvolvimento. De acordo com dados do Github, a Polkadot reconheceu mais de 500 contribuições por dia desde setembro. (Cointelegraph)
BTC - US$ 19.559,00 / 24h %: +1,59%
ETH - US$ 1.333,00 / 24h %: +2,14%
USD - 5,28 BRL / 24h %: -0,82%