Regulação de stablecoins nos EUA cria 'guerra' entre bancos e empresas cripto
Edição #879 - dia 21 de abril de 2025
O avanço de um projeto de lei nos EUA para regular stablecoins está criando uma batalha entre Wall Street e o setor cripto. De um lado, bancos como o Bank of America, Goldman Sachs e Fidelity pressionam por regras que limitem a atuação de empresas não financeiras, como Amazon, Meta e as emissoras Tether (USDT) e Circle (USDC). O Bank of America, que estuda lançar sua própria stablecoin, quer garantir que só as instituições reguladas possam emitir esses ativos. Já a Circle defende exigências rígidas de reservas, o que pode forçar a Tether a reformular sua estrutura ou sair dos EUA. O CEO da Tether, Paolo Ardoino, admitiu a possibilidade de lançar uma stablecoin exclusiva para o mercado americano. A disputa mostra que o futuro das stablecoins pode ser definido por quem escrever as regras e por quem conseguir sobreviver a elas. (Exame)
BIS defende “contenção” dos riscos cripto e irrita mercado. O Banco de Compensações Internacionais (BIS) publicou um relatório pedindo uma regulação mais rígida e uma abordagem de "contenção" para evitar que riscos do setor cripto contaminem o sistema financeiro tradicional. O documento reconhece que uma proibição total não seria viável, mas alerta para o avanço da tokenização de ativos e produtos como os ETFs cripto. A reação foi imediata: o presidente da CoinFund, David Pakman, classificou o relatório como “desinformado e francamente perigoso”. (TheBlock)
Aptos quer reduzir recompensas de staking para estimular outros setores. A nova proposta de governança da Aptos prevê reduzir as recompensas de staking da rede de 7% para 3,79% ao longo de três meses. Segundo os autores, a mudança visa incentivar usuários a buscarem oportunidades mais produtivas e arriscadas on-chain, como investimentos emrestaking, DePIN e MEV. A ideia lembra a proposta SIMD-228 da Solana, que tentou ajustar as recompensas de forma dinâmica, mas não foi adiante. (TheBlock)
Stablecoin da Synthetix perde paridade como dólar e preocupa mercado. O sUSD, stablecoin pareada ao dólar do protocolo Synthetix, perdeu mais de 30% da paridade com o dólar. Segundo o fundador Kain Warwick, o sUSD é colateralizado em cripto, sendo não algorítmico, e tem “mecanismos de reequilíbrio que estão em transição”. A queda ocorre após a atualização, que alterou a estrutura de dívida do protocolo e enfraqueceu os incentivos de paridade. (Decrypt)
Quer receber nosso livro de forma gratuita? Gere seu link e recomende a Morning Jog para 5 amigos!
Gestora com trilhões em ativos vai abrir negociação de bitcoin para clientes. O CEO da Charles Schwab, Rick Wurster, afirmou que a gestora pretende oferecer negociação direta de Bitcoin e outras criptomoedas até o final de 2025. Wurster destacou o forte engajamento com produtos cripto. Segundo ele, o setor impulsiona o volume de negociação e o número de abertura de novas contas. (Portal do Bitcoin)
Pedidos de ETFs não param de crescer. A Canary Capital entrou com pedido na SEC para lançar um ETF à vista de Tron (TRX) com recurso de staking, modelo que permitiria repassar recompensas aos investidores. A gestora também protocolou propostas de ETFs para XRP, Solana, Sui e Pudgy Penguins. (Decrypt)
Magic Eden lança 2ª temporada de recompensas com token ME. O marketplace de NFTs multichain lançou uma nova temporada da sua campanha de airdrop. Usuários podem acumular pontos ao fazer staking do token ME, negociar NFTs, Runes ou Ordinals. (Blockworks)
Fale conosco
🖼️ Quer anunciar para mais de 27 mil pessoas? É só clicar aqui.
💵 Quer comprar uma cold wallet no único revendedor oficial do Brasil? Clique aqui.
Fechamento diário do BTC

Mais preparado para lucrar no mercado cripto em 5 minutos!
Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber sobre Web3 para começar o seu dia bem e informado.
Entregamos notícias que são, de fato, relevantes sobre o mercado cripto no mundo. É claro que as notícias deste jornal não devem em nenhuma hipótese serem consideradas como recomendação de compra ou de investimento em criptoativos.
Chegamos direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:00. Mas saiba que alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…Outros são piores ainda e encaminham nosso jornal para o spam e/ou promoções. Se não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.
É gratuito, mas pode viciar. Até amanhã!