Uma juíza federal decidiu que o token da Ripple (XRP) é um valor mobiliário quando vendido a investidores institucionais, mas não ao público em geral, uma decisão muito esperada que foi amplamente saudada como uma vitória da indústria cripto sobre a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). A juíza Analisa Torres, de Nova York, disse que as vendas do token XRP para investidores sofisticados atenderam ao teste de um contrato de investimento sob a lei federal de valores mobiliários porque esses compradores “teriam entendido que a Ripple estava lançando uma proposta de valor especulativo para o token XRP com lucros potenciais.” No entanto, a juíza avaliou que isso não se aplica para o público mais amplo que compra cripto em mercados secundários. O XRP disparou com a decisão e subiu cerca de 85% no início da tarde de quinta-feira. (Bloomberg; Reuters; CoinGecko)
A Polygon Labs, responsável pela blockchain Polygon PoS, anunciou uma proposta para mudar o funcionamento da criptomoeda nativa da rede, o MATIC, que passará a se chamar POL. De acordo com os desenvolvedores, a mudança faz parte dos planos de integração de um mesmo token entre as diferentes chains que a Polygon Labs desenvolve. Em um post no Twitter, a Polygon Labs descreveu o POL como a "próxima geração de tokens nativos, desenvolvido para trazer segurança, alinhamento e crescimento para o ecossistema da Polygon". A ideia é que a nova versão da criptomoeda seja uma "melhoria técnica" do MATIC. A proposta ainda vai ser analisada e precisa ser aprovada pela maioria dos membros da comunidade da rede, com a posse de MATIC sendo o critério para a votação. Caso ela seja aprovada, haverá no futuro uma conversão automática de 1 para 1 entre o MATIC e o POL, garantindo que a rede "não terá nunca dois tokens nativos". (CoinDesk; 0xPolygon; Blockworks)
O primeiro ETF de bitcoin da Europa deve ser lançado após um atraso de 12 meses. A Jacobi Asset Management anunciou originalmente que seu bitcoin ETF seria listado na Euronext Amsterdam em julho de 2022. No entanto, agora diz que o fundo está “no caminho” para ser lançado neste mês, tendo decidido que no ano passado “não era o momento certo” após o crash da criptomoeda Terra Luna em maio de 2022 e o colapso da exchange cripto FTX em novembro. (Financial Times)
A empresa de auditoria e consultoria EY apresentou para o Banco Central (BC) uma solução “open source” desenvolvida internamente, que garante privacidade e sigilo bancário para informações consideradas sensíveis nas transações do piloto do real digital. Chamada Starlight, a solução utiliza ZKP (“zero-knowledge proof”), pelo qual o participante de uma transação pode provar à outra parte que uma determinada afirmação é verdadeira sem abri-la completamente. (Valor Econômico)
O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, usou o Twitter para reclamar do Bank of America (BofA), um dos maiores bancos dos EUA. De acordo com a publicação, o Bank of America estaria bloqueando contas de clientes que fizessem movimentação de fundos para a Coinbase. (CoinDesk; @brian_armstrong)
O Ex-CEO da Celsius foi preso nos Estados Unidos e virou alvo de processos da SEC e outros reguladores. Alex Mashinsky é acusado de ter realizado fraude e manipulação de preços, ações que contribuíram para a falência da empresa em 2022. (Cointelegraph)
Fechamento do mercado:
BTC - US$ 31.156,00 / 24h %: +2,68%
ETH - US$ 1.975,00 / 24h %: +5,76%
USD - 4,79 BRL / 24h %: -0,63%
Cotação atualizada em: 13/07/2023 às 18:30
Sobre a Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.