SEC diz que corretoras cripto não atendem regras de segurança
Edição #217 - 03 de março de 2023
Nos ajude a melhorar a Morning Jog!
Queremos conhecer mais sobre você. Através dos formulários abaixo você pode nos ajudar a melhorar para continuarmos entregando um conteúdo de qualidade todos os dias. Eles somados não levam nem 3 minutos para serem preenchidos.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) defendeu que os custodiantes de investimentos no país não possam usar corretoras para realizar a chamada "custódia qualificada" de criptoativos. Gary Gensler, presidente da SEC, propôs recentemente uma nova regra para orientar as ações de assessores de investimentos em relação à escolha de um custodiador para armazenar ativos sob sua gestão. A proposta também envolveria criptomoedas e, segundo Gensler, oferece uma "melhoria" nas regras atuais sobre a operação no país sobre a operação. Ao falar sobre o tema, ele afirmou que as corretoras cripto não se enquadram nas diretrizes da SEC por não oferecerem condições seguras de armazenamento. Segundo o presidente do órgão “com base em como as plataformas de negociação e empréstimo de cripto geralmente operam, os consultores de investimento não podem confiar nelas hoje como custodiantes qualificados”. (CoinDesk; Reuters; Exame)
Coinbase, Paxos e Galaxy encerraram suas parcerias com o banco focado em cripto Silvergate. O anúncio foi feito após as preocupações contínuas acerca da operação do banco, fundamentadas no atraso dos relatórios financeiros anuais e no início de investigações de reguladores bancários. Segundo o anúncio oficial da Coinbase, “à luz dos desenvolvimentos recentes e com muita cautela, a Coinbase não está mais aceitando ou iniciando pagamentos da Silvergate e facilitará as transações financeiras com outros parceiros bancários". Como consequência do fim das parcerias, as ações da Silvergate desvalorizaram 45% na quinta-feira. (CoinDesk; The Block; Investopedia)
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disse que o decreto sobre regulação de criptoativos sairá nos próximos dias. O decreto funcionará como um complemento ao marco legal dos criptoativos sancionado em dezembro. O documento deve definir o Banco Central como autoridade competente para regular este mercado e permitir um maior detalhamento sobre o que as empresas que atuam no setor podem fazer no Brasil. (Valor Econômico)
A Trezor, provedora de hardwallets, alertou os usuários sobre um novo ataque de phishing. Segundo o comunicado oficial, usuários do Trezor Suite estão recebendo mensagens de texto e e-mails com falsas declarações de violações de segurança. Dessa forma, a empresa pediu para que as mensagens sejam ignoradas. (Cointelegraph; @Trezor)
A ArbiSwap, corretora descentralizada (DEX) da Arbitrum, foi acusada de rug pull. De acordo com uma agência de segurança, o desenvolvedor do ArbiSwap trocou o contrato inteligente para um novo endereço. Os denunciantes alertaram os usuários para não interagirem com a DEX e para revogarem as aprovações anteriores. (BeInCrypto; @RugDocIO)
Três bancos japoneses iniciaram testes com o uso de stablecoin. O Tokyo Kiraboshi Financial Group, o Minna no Bank e o The Shikoku Bank usarão uma blockchain compatível com a Ethereum para fazer testes de pagamentos. “Vamos realizar um experimento para confirmar que cada banco pode emitir sua própria stablecoin e que pode ser usada em carteiras Ethereum, como a MetaMask, em conformidade com a Lei de Serviços de Pagamento”, disseram as empresas. (CoinDesk)
O account abstraction, através do ERC-4337, foi lançado na rede principal da Ethereum. A aplicação transforma as contas dos usuários em contratos inteligentes com poder de definir o que é uma transação válida, tornando eles mais personalizáveis, trazendo mais segurança e melhorando a experiência do usuário. (Blockworks)
BTC - US$ 23.445,00 / 24h %: -0,93%
ETH - US$ 1.645,00 / 24h %: -0,90%
USD - 5,21 BRL / 24h %: +0,58%
Cotação atualizada em: 02/03/2023 às 22:00
SOBRE O MORNING JOG
Saiba tudo que ocorre no mundo cripto sem ter que se preocupar em acessar inúmeros sites e encontrar as informações mais atualizadas. Nossa publicação traz as principais informações sobre o mundo da Web3. Além de receber notícias contextualizadas do mercado, todos os fins de semana você terá acesso a um relatório exclusivo com os mais importantes movimentos do mundo cripto. Assine nossa newsletter por e-mail ou escolha o melhor canal para receber as publicações:
Substack | Telegram | Linkedin
SOMOS A VIDEN!
O futuro descentralizado chegou. Somos uma empresa de Venture Capital e Research brasileira focada em teses nativas de Web3. Estamos de olho em como a tecnologia blockchain reimagina maneiras pelas quais o “capital” pode ser transmitido e o “valor” cultivado. Na Viden Ventures, acreditamos que os criptoativos representam uma mudança de paradigma na relação como humanos e dispositivos se organizam, colaboram e consomem. Nossa crença no futuro descentralizado nos torna mais que investidores, mas parceiros na construção das empresas que integram nosso portfólio.
Site | Instagram | Medium | Linkedin
Fale conosco se sua empresa deseja saber mais sobre como usar Web3 estrategicamente em seus negócios.