A Uniswap, principal corretora descentralizada (DEX), anunciou a Uniswap v4, trazendo recursos personalizáveis e liberando o piloto do código principal para que a comunidade possa construir sobre ele. A atualização apresenta um novo tipo de contrato inteligente chamado “hooks”, que permite aos desenvolvedores expandirem as pools de liquidez já existentes. Esses contratos contêm tokens bloqueados que outros usuários podem desbloquear por uma taxa para outros usos. De acordo com Sara Reynolds, engenheira da Uniswap Labs, o nível de inovação que os “hooks” trazem o torna “ilimitado” em termos de personalização. Eles permitirão market makers automáticos através da média ponderada pelo tempo (TWAMM), que distribui pedidos de compra por um longo período de tempo. A nova versão também permitirá taxas dinâmicas dependendo da volatilidade e das ordens de limite on-chain, e a possibilidade de modificar as pools de liquidez enquanto estiverem ativas. Além disso, a atualização reduz os custos de gás de criação de uma pool em 99%. (Uniswap; CoinDesk; Decrypt)
A Polygon Labs anunciou planos para o lançamento da Polygon 2.0. De acordo com o comunicado oficial, a nova versão trará escalabilidade “infinita” e liquidez unificada ao ecossistema Ethereum, permitindo que qualquer pessoa crie, troque e programe valor de forma integrada. Isso será possível por meio de uma rede de cadeias de segunda camada alimentadas por ZK (zero knowledge), unificadas por meio de um novo protocolo de coordenação de cadeia cruzada. A equipe da Polygon planeja divulgar detalhes sobre todos os seus componentes, incluindo o Polygon PoS, arquitetura, tokenomics e governança nas próximas semanas. (Crypto News; Polygon; Cointelegraph)
Os desenvolvedores do Ordinals introduziram um método chamado de “recursive inscriptions” para superar a limitação de 4 MB por tamanho de bloco do Bitcoin e eliminar a restrição de tamanho dos NFTs. Anteriormente, os inscriptions que representavam tokens e NFTs no Bitcoin eram independentes uns dos outros. O novo recurso permite que os inscriptions façam referência ao conteúdo de outros inscriptions usando uma sintaxe especial. Isso pode aumentar os casos de uso, incluindo games 3D complexos. (The Block; Crypto Slate)
A viden.vc e o BeInCrypto firmaram uma parceria para prestar consultoria de Web3 para grandes empresas. Segundo Bianca Brito, CSO da viden.vc, “queremos tirar a web3 da teoria e trazer para prática, em diferentes frentes de mercado. Por isso, a parceria com gigantes do mercado vai nos permitir criar novos produtos que irão mostrar o verdadeiro potencial da revolução da web que estamos vivendo.” (Be In Crypto)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das pirâmides financeiras foi instalada na tarde de terça em Brasília com a missão de apurar golpes à poupança popular, além de lavagem de dinheiro e evasão de divisas envolvendo ativos digitais. Os parlamentares participantes da comissão indicaram o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade - RJ) para presidir os trabalhos. Na próxima semana, os deputados devem indicar o relator da CPI. (Valor Econômico)
O Colégio Santa Marcelina do Rio de Janeiro desenvolveu uma criptomoeda para incentivar a educação financeira. Chamada de CriptoSanta, a criptomoeda da escola pode ser trocada por pontos e experiências. (Exame)
Fechamento do mercado:
BTC - US$ 26.040,00 / 24h %: +0,11%
ETH - US$ 1.746,00 / 24h %: +0,07%
USD - 4,86 BRL / 24h %: -0,02%
Cotação atualizada em: 13/06/2023 às 23:00
Sobre a Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.