Governo Lula cogita reserva estratégica de Bitcoin para o Brasil
Edição #863 - Dia 30 de março de 2025
Uma reserva soberana em Bitcoin seria “determinante para a prosperidade do país”. É isso que afirmou Pedro Giocondo Guerra, chefe de gabinete da vice-presidência ao defender publicamente o projeto de lei RESBit, do deputado Eros Biondini (PL-MG), que propõe destinar que até 5% das reservas internacionais sejam alocadas em BTC, sob custódia do Banco Central. Na lógica do representante do governo federal, a medida buscaria proteger o país contra riscos cambiais e geopolíticos, promover blockchain e fortalecer o DREX. Atualmente, o Brasil já lidera em ETFs cripto nas Américas. A proposta mira consolidar essa vantagem estratégica. Agora, resta saber se o Congresso e o Planalto estão prontos para esse salto. (Decrypt)
Trump perdoa Arthur Hayes e os cofundadores da BitMEX. Donald Trump concedeu perdão total ao ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, e a outros três executivos da exchange, todos condenados por violar a Lei de Sigilo Bancário. O gesto reacende o debate sobre a seletividade na punição de líderes do setor cripto, enquanto nomes como CZ, da Binance, seguem sem o mesmo destino. A justiça está servindo ou sendo servida? (Coindesk)
Aave integra solução da Chainlink para capturar valor perdido no DeFi. A integração do Smart Value Recapture (SVR) permite que a Aave recupere parte do valor extraído durante liquidações, antes capturado apenas por quem gerava a liquidez. A nova lógica redistribui os ganhos entre as comunidades do Aave (65%) e da Chainlink (35%), fortalecendo a sustentabilidade do ecossistema DeFi. (CriptoFácil)
Aposta entre bitcoin e Ibovespa termina em polêmica e renúncia na Porto Seguro. Pedro Cerize, conselheiro da Porto há 17 anos, renunciou após ameaçar Rafael Ferri durante uma briga no X envolvendo uma aposta pública entre bitcoin e Ibovespa. O caso, que começou como brincadeira, escalou com ameaças, processos e repercussão negativa para a companhia. (Valor Econômico)
Quer receber nosso livro de forma gratuita? Gere seu link e recomende a Morning Jog para 5 amigos!
Sem cripto nos fundos de previdência do Brasil. O Conselho Monetário Nacional vetou o uso de criptomoedas por fundos de previdência fechados, alegando risco elevado e incompatibilidade com o perfil desses investimentos. A medida acende o alerta sobre o quanto o Brasil está disposto a abrir espaço institucional para a Web3. Segurança ou conservadorismo excessivo? (CNN Brasil)
FTX começará a pagar US$ 11,4 bilhões a credores em maio. Após anos de disputa judicial, a falida exchange FTX iniciará os pagamentos aos seus principais credores no fim de maio. Muitos, no entanto, seguem frustrados: esperavam receber em cripto, mas serão pagos em dólares. Isso após o bitcoin já ter quadruplicado seu valor desde o colapso. (Yahoo News)
Sem cripto para o Hamas. EUA apreendem R$ 1,1 milhão em criptoativos destinados ao grupo. Isso ocorreu por meio do Departamento de Justiça que bloqueou carteiras usadas para essas transações, reforçando o cerco ao financiamento de grupos militantes via blockchain. (Portal do Bitcoin)
Fale conosco
🖼️ Quer anunciar para mais de 27 mil pessoas? É só clicar aqui.
💵 Quer comprar uma cold wallet no único revendedor oficial do Brasil? Clique aqui.
Fechamento diário do BTC

Mais preparado para lucrar no mercado cripto em 5 minutos!
Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber sobre Web3 para começar o seu dia bem e informado.
Entregamos notícias que são, de fato, relevantes sobre o mercado cripto no mundo. É claro que as notícias deste jornal não devem em nenhuma hipótese serem consideradas como recomendação de compra ou de investimento em criptoativos.
Chegamos direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:00. Mas saiba que alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…Outros são piores ainda e encaminham nosso jornal para o spam e/ou promoções. Se não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.
É gratuito, mas pode viciar. Até amanhã!