Trump indicará nome pró-cripto para ser o novo presidente da SEC
Edição #752 - 20 de novembro de 2024
Quer anunciar para mais de 27 mil pessoas? É só clicar aqui.
O foco de Trump em encontrar reguladores favoráveis à cripto sinaliza uma mudança significativa na política dos EUA e impulsiona otimismo no setor. Brian Brooks, ex-CEO da Binance dos EUA e ex-chefe interino do OCC (Office of the Comptroller of the Currency), foi pré-selecionado para vários cargos regulatórios da nova administração Trump. Desde esse anúncio, as probabilidades no mercado de apostas Kalshi colocaram Brooks em primeiro lugar para assumir o cargo de presidente da SEC. De acordo com a jornalista da Fox Business, Eleanor Terrett, o nome de Brooks está se consolidando como uma escolha provável para exercer um papel significativo no sistema de regulação financeira durante a próxima presidência de Donald Trump. Isso importa porque a SEC, embora seja uma agência norte-americana, acaba servindo de exemplo e/ou inspirando diversas outras agências de países menores. Assim, uma agenda pró-cripto tende a impulsionar o setor e favorecer o acesso dos usuários norte-americanos a cripto - o que não é realidade hoje. (Exame; Kalshi)
Chainlink, Microsoft e Banco Inter entram no Drex. O objetivo da parceria é desenvolver uma solução de financiamento comercial na segunda fase do piloto Drex. Utilizando a blockchain e os oráculos, a iniciativa pretende automatizar processos da cadeia de suprimentos e simplificar transações de commodities agrícolas entre fronteiras e moedas estrangeiras. Um dos destaques do projeto será o uso da ferramenta Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) da Chainlink, que conectará o Drex aos sistemas de bancos centrais internacionais. (Prnewswire)
Polymarket resiste ao fim do período eleitoral. Apesar de uma queda de 60% no volume de negociação após o fim das eleições dos EUA, a Polymarket segue relevante. Dados da Dune Analytics mostram que o pico de engajamento ocorreu no mercado no período eleitoral, com mais de 49 mil usuários ativos diários. No entanto, outros temas, como eventos esportivos (principalmente o Super Bowl e Liga dos Campeões) e marcos do mercado cripto, também têm atraído interesse. (CryptoSlate)
Quer receber nosso livro de forma gratuita? Gere seu link e recomende a Morning Jog para 5 amigos!
Rússia aprova imposto de 15% sobre mineração cripto. O governo de Vladimir Putin aprovou uma emenda que taxa a mineração e as negociações de criptomoedas em até 15%, classificando moedas digitais como propriedade para fins fiscais. Transações com criptoativos ficarão isentas de IVA, mas mineradoras deverão relatar atividades dos usuários, ampliando o controle no setor. (CryptoSlate)
Trump quer ter uma corretora cripto. A Trump Media and Technology Group (TMTG), controlada pelo presidente eleito dos EUA, está em negociações avançadas para adquirir a corretora de criptomoedas Bakkt. Caso o acordo seja fechado, a TMTG assumirá todo o capital acionário da exchange, avaliada em cerca de US$ 150 milhões. (Folha de São Paulo)
Itaú quer entender os hábitos de investidores de cripto. Em parceria com a Mosaiclab, a Itaú Digital Assets realizou uma pesquisa sobre os hábitos e atitudes dos brasileiros em relação aos investimentos em criptomoedas. O levantamento, que contou com a participação de 1.342 pessoas, apontou que o desejo por segurança é o elemento central para os investidores na hora da escolha de uma instituição cripto. (Livecoins)
Mais proteção contra exploits em contratos inteligentes. A Forta, empresa de segurança Web3 apoiada pela a16z e Coinbase Ventures, lançou um Firewall, uma ferramenta capaz de detectar e prevenir explorações de contratos inteligentes - um dos principais meios de roubo de tokens de terceiros. Anteriormente, a startup já havia arrecadado US$ 23 milhões em 2021 para desenvolver o serviço de segurança. (TheBlock)