Como as criptomoedas podem impulsionar seu portfólio
Edição #599 - Fechamento semanal - 25 de maio de 2024
As criptomoedas são reconhecidas como ativos assimétricos, onde o potencial de retorno pode superar significativamente o risco. Ao analisarmos o histórico do Bitcoin, por exemplo, observamos que os investidores que mantiveram o ativo por mais de quatro anos sempre obtiveram lucro, independentemente se o momento de compra foi durante um pico ou em um período de baixa no ciclo de mercado.
Essa métrica é crucial e proporciona duas importantes lições. Primeiramente, evidencia que não é necessário adotar estratégias complexas ou de curto prazo para lucrar no mercado de criptomoedas. Embora investir com base em narrativas momentâneas possa gerar retornos significativamente superiores do que investir unicamente em Bitcoin, a grande verdade é que muito tempo, experiência e dedicação são necessários, o que pode limitar esse sucesso a poucos indivíduos.
Por outro lado, para os investidores céticos de longo prazo, essa métrica sugere que simplesmente não há justificativa para ignorar o mercado de criptomoedas. Mesmo que estes não compreendam completamente seus fundamentos, o Bitcoin pode ser considerado como uma opção de diversificação de portfólio, especialmente por sua baixa correlação com os ativos tradicionais do mercado financeiro.
Essa é a percepção compartilhada por investidores institucionais e fundos de investimento, que optam por se expor ao ativo por meio de ETFs. Eles não visam necessariamente utilizar o Bitcoin em cenários de crise global, mas reconhecem seu potencial de valorização em relação ao risco associado.
Quantidade de BTC custodiada por ETFs americanos em 2024
Fonte: @hildobby
Investindo uma pequena parcela do capital, como 0,5% ou 1% em Bitcoin, pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar os retornos a longo prazo, com o risco limitado a essa mesma porcentagem do investimento total. Embora essa relação de risco e retorno possa não ser completamente compreendida em teoria, torna-se mais evidente por meio de simulações e análises práticas.
Nós da viden.vc elaboramos uma calculadora que evidencia o poder da diversificação em cripto ao longo do tempo, chamada Diversifique Cripto. Com ela, podemos simular a performance de carteiras de investimentos em cenários que elas investem um pequeno percentual de seu portfólio em criptomoedas e entender o impacto da diversificação. Apesar de que rentabilidades passadas não garantem retornos futuros, podemos extrair insights importantes desses dados.
Fonte: viden.vc
Utilizando a calculadora que desenvolvemos, pode-se projetar a variação de um portfólio com base em algumas variáveis, tais como:
Valor do investimento
A quantidade total de capital da carteira simulada no momento inicial, para podermos visualizar além dos retornos em percentuais.
Índice de referência
É o índice utilizado para os cálculos. As duas performances mostradas são relacionadas a uma carteira que replica 100% do índice escolhido e a uma carteira com um percentual escolhido em criptomoedas, com o restante replicando o mesmo índice. As opções disponíveis incluem: CDI, Ibov, Nasdaq e S&P.
Criptoativo
O criptoativo escolhido como opção de diversificação de portfólio. Além de Bitcoin, também inserimos como opção a realização dos cálculos com ETH.
Início do investimento
A data de início dos cálculos de rentabilidade. Aqui podemos visualizar o impacto de longo prazo de ter investido em momentos próximos aos topos e os fundos de ciclos passados.
Percentual de diversificação
Aqui definimos o quanto do portfólio total é de fato direcionado ao mercado cripto.
Compreendendo os resultados
Definindo os parâmetros descritos acima e clicando em "Calcular", conseguimos informações como:
Perda máxima ao diversificar
Qual seria em valores absolutos, o montante a ser perdido caso o investimento do percentual alocado em cripto for a zero.
Resultado sem diversificação
Qual seria a rentabilidade da carteira, em valores absolutos, se ela replicasse 100% o índice de referência escolhido.
Resultado com diversificação
Qual seria a rentabilidade da carteira, em valores absolutos e percentuais, se ela tivesse o percentual de exposição escolhido em cripto.
Além disso, também temos alguns outros dados como a quantidade de meses e anos da simulação realizada e o principal, o gráfico de comparação de rentabilidade das duas carteiras.
Então, se você tem a curiosidade de saber como a diversificação pode impactar seus investimentos, a resposta está na calculadora que desenvolvemos. Para acessa-la basta clicar aqui.
Com as simulações proporcionadas pela calculadora que elaboramos, podemos ter muito mais clareza dos potenciais assimétricos desse mercado. Mesmo se os retornos dos próximos ciclos vierem cada vez menores em comparação aos anteriores, ainda assim conseguimos nos aproveitar do potencial assimétrico desse mercado sem precisar complicar muito.
Se você ficou interessado, entre em contato conosco por email ou Whatsapp.
As dez notícias mais importantes da semana
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aprovou os oito pedidos de abertura de ETFs spot de Ether nos Estados Unidos;
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um marco legislativo que estabelece novas diretrizes para o setor de criptoativos;
A Kakarot, um zkRollup compatível com EVM construído utilizando o stack da Cairo, lançou oficialmente sua testnet pública na rede Sepolia;
O Drex, projeto do real digital, teve oficialmente seu atraso confirmado pelo Banco Central do Brasil;
Donald Trump, pré-candidato à presidência dos EUA, passou a aceitar doações de campanha em criptomoedas;
A Metamask pretende integrar suporte à blockchain do Bitcoin;
A Gala Games sofreu ataque e recuperou fundos roubados;
Grandes bancos e Chainlink concluíram teste piloto para acelerar tokenização de fundos;
A Binance baniu a Tron Foundation de sua plataforma, alegando manipulação de mercado.
Links recomendados
“TON, Our Largest Investment Ever” - Pantera Capital
“Da Ethereum ao Bitcoin: como os CyberKongz revolucionaram o mercado de NFTs” - Morning Jog
“Dominando DeFi com o DefiLlama” - Morning Jog
Fechamento semanal do mercado:
BTC - US$ 68.913,00 / 7D %: +3,00%
ETH - US$ 3.732,00 / 7D %: +20,07%
USD - 5,17 BRL / 7D %: +2,00%
Cotação atualizada em: 24/05/2024 às 16:30
Sobre o Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.