Pensando como um Venture Capital: o que vale olhar no mercado cripto
Edição #593 - Fechamento semanal - 18 de maio de 2024
Os fundos Venture Capital (VC) cumprem um papel fundamental no mercado de criptomoedas. Eles aceleram o processo de inovação e desenvolvimento tecnológico do mercado ao contribuir não só com capital financeiro, mas também com capital intelectual e networking. É quase certo que se eles não existissem, o nível de desenvolvimento do mercado cripto seria muito inferior ao atual.
Essa dinâmica de investimentos funciona através de uma relação ganha-ganha, que é boa para ambas as partes. Enquanto o projeto investido consegue se capitalizar para tirar suas ideias do papel ou expandir suas operações, o fundo VC recebe um percentual do negócio, o qual tende a se valorizar se o projeto se tornar bem sucedido no futuro.
Nesta edição de fechamento semanal da Morning Jog, entenderemos melhor sobre eles: sua importância para o mercado, como pensam e tomam decisões, e ainda traremos alguns insights a partir de dados dos investimentos recentes feitos pelos principais fundos do mercado cripto.
A relação risco x retorno para um VC
Por se tratar de uma classe de fundo de investimento que lida com projetos ou protocolos em estágio inicial de desenvolvimento, semelhante ao que é visto nas startups no mercado tradicional, os VCs trabalham com múltiplos de retornos diferentes do que seus pares, como fundos de ações e fundos imobiliários.
Por entender que os projetos investidos podem ir a zero com maior facilidade, não faz muito sentido para um VC realizar um investimento projetando uma valorização de "apenas" 100% ou 200% do capital investido. Devido ao alto risco, a projeção de retorno de um investimento como esse é na casa de dezenas de vezes, como 10x, 50x, ou até mais. Nesses casos, o céu é o limite.
Por conta disso, é normal que muitos dos maiores fundos do mercado utilizem a técnica de "spray and pray", realizando dezenas ou até centenas de investimentos. A lógica é que se um ou dois deles vingarem de forma satisfatória, os lucros sejam suficientes para arcar com o prejuízo dos investimentos que os demais tiveram e ainda obter lucros.
Isso não quer dizer que um VC investe em qualquer coisa, muito menos que não possuem um estudo aprofundado de diversas variáveis antes da tomada de decisão de um investimento. Isso apenas revela que existe uma consciência de que o mercado de criptomoedas é altamente dinâmico e diversas variáveis fogem do controle dos analistas de risco para determinar se um projeto de fato vai dar certo ou não.
Como funciona o processo de decisão de investimentos de um VC
Existe um conjunto de fatores que determina uma tomada de decisão consciente sobre investir ou não em um projeto do mercado cripto. Todos esses critérios precisam ser postos na balança para que se tenha uma maior assertividade e probabilidade do seu sucesso futuro. Vamos mencionar alguns deles:
Modelo de negócios
O modelo de negócios de um projeto nos esclarece pontos como quem é seu cliente final, como o projeto gera ou pretende gerar receita e qual sua estratégia de longo prazo para capturar o valor e o crescimento do setor em que está inserido.
Produto final
O produto final é um dos pilares de sustentação de um projeto. Entender sua viabilidade de implementação e se ele de fato agrega valor a determinado público, resolvendo uma dor real, é fundamental para o processo de decisão.
Setor do mercado
Conseguimos entender se o projeto possui mais ou menos chances de se tornar bem sucedido a partir do setor de mercado em que o mesmo está posicionado. Ao estar em um setor em estágio de desenvolvimento incipiente ou sem muitos competidores consolidados, o projeto pode ganhar pontos que podem pesar a seu favor.
Concorrentes diretos
Entender o posicionamento dos outros players do setor e quais os diferenciais do projeto analisado em relação a eles vai nos dizer se ele será capaz de sobreviver e atrair usuários. Mesmo que todos os outros pontos acima sejam satisfatórios, se o projeto não possuir diferenciais competitivos ele dificilmente se sobressairá em relação aos demais.
Founders e equipe
O histórico dos fundadores e membros integrantes da equipe é importante para mensurar suas capacidades técnicas e de gestão de negócios. Formação acadêmica, sucesso em negócios anteriores e conquistas passadas, como, por exemplo, premiações em hackathons, pesam bastante na hora da decisão. Experiência também é fundamental para entender se e quando o projeto precisa pivotar seu modelo de negócios, principalmente em um mercado dinâmico como o de cripto.
Valuation do projeto
Timing é tudo nesse mercado. Muitas das vezes, o mesmo produto que possui um valuation (valor de mercado) X no bear market, quando não existe atenção no mercado e o dinheiro é escasso, vale cinco vezes mais em um bull market quando a narrativa em que está inserido é o centro das atenções. Portanto, momento de mercado e hype precificam muito as rodadas de investimentos.
Como extrair insights com os investimentos realizados por VCs
Não são todos os investidores que possuem condição de serem LPs (cotistas) de um fundo Venture Capital. Para isso, é necessário uma quantia significativa de capital e um prazo considerável para ter liquidez de saída. Mesmo assim, investidores com menos recursos podem se beneficiar muito entendendo os movimentos dos VCs. Através de plataformas como o CryptoRank, conseguimos diversos insights a respeito de quais setores os fundos mais estão olhando e em quais projetos objetivamente eles estão investindo.
Através do gráfico a seguir conseguimos observar que com a recente retomada do mercado, o setor de VC voltou a aquecer e as categorias de mercado que mais receberam investimentos foram as de DeFi e de serviços em blockchain.
Número de rodadas mensais de investimentos fechadas
Também podemos conferir todas as rodadas de investimentos recentes realizadas na aba "Funding Rounds". O segredo aqui é abusar dos filtros, para direcionar sua pesquisa para o lado que desejar.
Podemos, por exemplo, olhar todos os investimentos recentes realizados por fundos de "tier 1", que são as maiores referências do setor (a16z, Dragonfly, Paradigm, etc), em rodadas early stage em um determinado setor em específico.
Últimos projetos de games que captaram com grandes fundos em rodada Seed
Essa é uma excelente forma de descobrir projetos ainda fora do radar da maioria dos investidores de varejo que já foram validados por grandes fundos. Usando esses filtros como um ponto de partida, você consegue saber o que estudar e como se posicionar bem para futuras tendências do mercado. Pode, até mesmo, saber como garantir bons airdrops, visto que a maioria desses projetos devem emitir tokens próprios no futuro, justamente para dar saída de liquidez aos investidores VCs.
Com essas dicas, você pode fazer suas próprias pesquisas e não ser completamente dependente das opiniões e análises de outros analistas e influenciadores. Em um mercado como o de criptomoedas, que é um dos que mais possuem assimetria de informação, esses insights podem lhe garantir informações privilegiadas que, caso interpretadas da maneira correta, coloquem bastante dinheiro no seu bolso.
Se você ficou interessado, entre em contato conosco por email ou Whatsapp.
Links recomendados
“Como os Venture Capitals investem em Cripto? com viden.vc” - bitdasminas
“Dominando DeFi com o DefiLlama” - Morning Jog
“Da Ethereum ao Bitcoin: como os CyberKongz revolucionaram o mercado de NFTs” - Morning Jog
Fechamento semanal do mercado:
BTC - US$ 66.441,00 / 7D %: +3,35%
ETH - US$ 3.037,00 / 7D %: -1,87%
USD - 5,13 BRL / 7D %: +2,08%
Cotação atualizada em: 17/05/2024 às 08:00
Sobre o Morning Jog
De segunda à sexta, somos sua curadoria sobre tudo que acontece no mercado cripto e Web3. Aos sábados, você receberá relatórios e análises de conteúdos relevantes feito pelo nosso time de especialistas. A Morning Jog é um produto da viden.vc, um ecossistema de investimentos e negócios voltados para pessoas, ideias e projetos mais promissores da Web3.